Orientação de Saúde Bucal
A importância da
SUPERVISÃO
DA BABÁ
Você pode fazer muito para influenciar positivamente a saúde e o bem estar das crianças que você cuida. Isto é verdade principalmente no caso do cuidado bucal, porque os hábitos que as crianças observam e aprendem têm efeito para toda a vida.
Aprender sobre o desenvolvimento bucal, irá capacitá-lo a estabelecer uma rotina eficaz de higiene oral desde o primeiro contato com a criança.
ERUPÇÃO
(ou nascimento)
DOS DENTES
Os dentes de leite se formam bem no início da gestação, entre a sexta e a oitava semana de vida intra-uterina. Os dentes permanentes também são formados durante a gestação, em torno da vigésima semana.
O nascimento dos dentes pode levar o bebê a rejeitar alimentos, ter sono inquieto, começar a babar devido ao aumento de salivação e levar constantemente as mãos e outros objetos à boca.
A erupção pode fazê-lo chorar (sem motivo aparente) e associar-se ainda a outros sintomas como febre, congestão e irritabilidade.
A erupção também ocorrer ao mesmo tempo em que uma gripe ou doença.
A boca se desenvolve de maneira diferente em cada criança, mas o primeiro dente de leite geralmente aparece por volta dos 6 meses. Normalmente até os 3 anos todos os vinte dentes de leite já nasceram. Os dentes permanentes começam a aparecer ao redor de 6 anos, quando o 1º molar permanente cresce atrás do último molar infantil.
DIETA
O papel da alimentação é importante não só como função nutricional, mas também pela sua grande influência no desenvolvimento das funções orais que, por sua vez, interferem no desenvolvimento adequado das estruturas bucais e faciais.
É preciso que a introdução dos alimentos açucarados na dieta da criança seja feita de forma controlada e o mais tardiamente possível.
Quem se alimenta toda hora não permite que a saliva volte a sua normalidade (de PH), tornando o ambiente bucal ideal para as bactérias