Orientação de fisica
Capítulo 25 – Corrente, Resistência e Força eletromotriz
Corrente elétrica
Todo material é constituído por átomos e, portanto, todo material possui prótons, nêutrons e elétrons. Nos metais, os elétrons mais externos da camada de valência de cada átomo se encontram praticamente livres da atração do núcleo e podem se movimentar livremente por todo o metal, constituindo uma nuvem ou um gás de elétrons livres.
Na ausência de um campo elétrico aplicado, os elétrons desse gás de elétrons livres se movem de forma totalmente caótica no metal, de modo que não há um fluxo líquido de carga em uma direção preferencial (trajetória p1p2 na figura abaixo). No entanto, quando um campo elétrico é aplicado ao metal, os elétrons continuam em seu movimento caótico, mas agora há um pequeno deslocamento dos elétrons no sentido contrário ao do campo elétrico (trajetória p1p’2 na figura abaixo).
O deslocamento dos elétrons ao longo do metal, devido ao campo elétrico aplicado (p2p’2 na figura acima) é o que chamamos de corrente elétrica. Embora, nesse momento, nos interesse a corrente elétrica formada pelo deslocamento de elétrons em um metal, não podemos deixar de mencionar que existem correntes elétricas formadas por íons, positivos e negativos, em uma solução iônica ou em um gás rarefeito em um tubo de descarga. Matematicamente, define-se a corrente elétrica i como a quantidade de carga Δq que atravessa uma área com seção reta de um condutor em um intervalo de tempo Δt.
i=
ΔQ
Δt
Prof. Esdras Garcia Alves Instituto Politécnico – UNA Raja 15
Unidades:
Coulomb C
= que é denominada ampère A segundo s
Existe uma diferença enorme entre a velocidade dos elétrons em seu movimento caótico e a velocidade de