Orientação de Crédito para Micros e Pequenas Empresas da Cidade de Fortaleza
CRÉDITO – ORIENTAÇÃO – SUSTENTABILIDADE
1. INTRODUÇÃO
O fator capital é parte integrante de toda e qualquer instituição, seja ela filantrópica ou não. No momento competitivo em que estamos inseridos a administração deste recurso é fundamental em qualquer período de tempo. Logo há uma necessidade latente de promover o conhecimento necessário do uso consciente dos recursos financeiros.
Ter conhecimento do mercado de crédito, de suas exigência, dos seus procedimentos, entre outros fatores adotados pelas instituições financeiras para conceder crédito e diminuir os riscos de inadimplência, é fundamental para o processo de aquisição de crédito.
O estudo abordado é de suma importância para a continuidade dos negócios de pequeno porte, tendo como justificativa que a aquisição de crédito com a finalidade de financiamento, é um fator de suma importância para micros e pequenas empresas. É através da aquisição de crédito que a empresa poderá financiar as máquinas e equipamentos, sem ter que utilizar o seu capital próprio, podendo utilizar este como capital de giro dentro da mesma. Por lidar com um fator tão importante como a aquisição de crédito. Justifica-se este pelo fato de buscar a conscientizar os micros e pequenos empresários a adquirir o crédito no local certo, com a taxa de juros mais adequada e no melhor prazo, a fim de evitar constrangimentos futuros, fazendo o levantamento da seguinte questão: Quais são os principais procedimentos para que os micros e pequenos empresários possam conseguir adquirir créditos para financiamento?
Este projeto tem por objetivo a análise do consenso e dissenso das políticas de crédito utilizadas para financiamento das micros e pequenas empresas de Fortaleza, para tanto o projeto apresenta os seguintes objetivos específicos: a análise dos critérios de avaliação de crédito, além de buscar verificar a modalidade de crédito existente e identificar as taxas