Orientaçao para o artigo tomaz wood jr.
Conceito – é a apresentação concisa e freqüentemente seletiva, destacando-se os elementos de maior interesse e importância de um texto.
Finalidade - consiste na difusão de informações contidas no artigo, mediante seleção por importância.
Característica - vai depender de seus objetivos:
· Apresentar um texto narrativo;
· Condensar o conteúdo do texto;
· Expor metodologia de elaboração do texto;
· Fazer uma análise interpretativa ou crítica.
Tipos de resumo -
· Indicativo ou descritivo – faz referência às partes mais importantes, ressaltando-as.
· Informativo ou analítico – contém todas as informações e permite dispensar nova leitura do texto, pois ele contém o que importante. É muito amplo, pois informa sobre os objetivos, o temas principais, os resultados e as conclusões.
· Crítico – formula um julgamento sobre o trabalho do autor quanto aos aspectos metodológicos, ao conteúdo, ao desenvolvimento da lógica da demonstração, da técnica de apresentação das idéias principais (clareza, objetividade, coerência, consistência).
Como resumir – levando-se em consideração que quem escreve obedece a um plano lógico através do qual desenvolve as idéias em uma ordem hierárquica, ou seja, proposição, explicação, discussão e demonstração.
Aconselha-se mais de uma leitura do artigo para captar o plano geral e o desenvolvimento.
Questões a serem respondidas: de que trata o artigo? O que o autor pretende demonstrar? Qual é a ideia central e o propósito do autor.
A redação de um resumo: consiste em expressar por escrito os resultados da leitura. É importante distinguir a ordem em que aparecem as diferentes partes. No resumo não pode haver citações. Ele é uma exposição bem fundamentada do material estudado, organizada sob uma estrutura lógica, analisada e interpretada de forma objetiva, clara e concisa. As idéias devem ser claras e coerentes, com foco em imagens e comparações, usando palavras adequadas a fim de relatar ocorrências.
PONTIFÍCIA