Orientador educacional: o mediador da escola
Aluna: Gabriele Miranda Bastos 11/0118952
Disciplina: Orientação Educacional
Professora: Luzia Costa de Sousa
Orientação Educacional
Brasília, 26 de novembro de 2012.
Introdução:
No ensaio o tema estudado foi o papel do orientador educacional como mediador da escola, mostrando as diversas faces de uma atuação do mesmo.
O objetivo central dessa pesquisa é mostrar a importância de um orientador no ambiente escolar fortalecendo e aliando as famílias na vida escolar dessas crianças. Apontando os aspectos positivos e negativos em ser o orientador que por muitas vezes é um trabalho muito minucioso e que exige muito tempo, por realizar e organizar o dia a dia da escola tendo sempre que ter parceria com a comunidade escolar.
O texto na qual me baseei para a realização desse ensaio foi o da Revista escola da editora abril que mostra uma reportagem muito enriquecedora, pois nos traz relatos de orientadores atuante na área. Os assuntos e os relatos irão ser apresentados ao decorrer do trabalho.
Orientador Educacional: o mediador da escola
O texto começa com uma pequena introdução sobre como a orientação educacional chegou a nossas escolas que foi regulamentada por um decreto federal que o cargo apenas poderia ser assumido por um pedagogo especializado e que tem com caráter obrigatório em todas as escolas tanto publicas quanto particulares.
A figura do orientador antigamente era vista apenas como uma pessoa que fazia o encaminhamento do estudante que era considerado problemático a algum profissional da área de saúde como o psicólogo, essas concepções foi mudando ao passar dos anos e suas funções começaram cada vez mais ficarem amplas e abrangentes em todo território escolar, mas sua maior preocupação é a de intermediar conflitos e obter um grau elevado de confiança com a comunidade escolar para que ela fique a vontade expondo suas dificuldades e falhas no momento necessário. Em um dos relatos da matéria é a importância desse