Orientacoes Relatorio
MECÂNICA DOS FLUIDOS - LABORATÓRIO
Orientações para elaboração de relatórios relativos às experiências
Aspectos Gerais:
O relatório deve possuir uma boa apresentação, estar organizado, tornando prático seu manuseio. As informações devem estar bem dispostas, facilitando, para qualquer leitor, a localização daquelas de maior importância. A redação deve ser clara e objetiva.
As partes devem estar dispostas de forma coerente e concatenada, de preferência organizadas de acordo com os itens sugeridos a seguir.
Para elaborar um relatório com estas características, convém lembrar que algumas providências podem contribuir para um bom resultado: grampear, paginar, numerar itens, identificar gráficos, tabelas, etc...É importante, ao final do trabalho, antes de entrega-lo, fazer uma última verificação. Roteiro Básico para Relatório
1 - RESUMO
Descreve sucintamente o trabalho, citando onde foi realizado e qual suas finalidades. O resumo tem o objetivo de informar rapidamente ao leitor o que ocorreu durante a realização da experiência, e não se deve prolongar por mais de meia página de papel A4. É a última parte do relatório a ser escrita, ainda que se localize na primeira página do relatório. O resumo pode ser elaborado trazendo um elemento de cada uma das principais partes do relatório, inclusive dos comentários finais.
2 - OBJETIVO
Deve ser apresentado de maneira clara e sucinta o(s) principal(is) objetivo(s) do trabalho. Caso seja conveniente pode ser feito utilizando-se itens.
3 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Devem ser citados, de maneira objetiva, os conceitos envolvidos diretamente na experiência realizada, apresentando as equações que efetivamente serão empregadas. Não serão aceitos textos copiados da apostila.
4 - METODOLOGIA EXPERIMENTAL
Descrição do procedimento utilizando na condução da experiência.
5 - DESCRIÇÃO DO APARATO EXPERIMENTAL
Através de um desenho esquemático, ou croqui, caracterizar o arranjo experimental indicando,