Orientacoes para o Projeto Politico Pedagogico
Pensar e construir o Projeto Político-Pedagógico é refletir, numa primeira instância, sobre questões fundamentais que assegurem uma visão de totalidade do processo educativo.
Assim tem-se uma visão da Escola Pública como espaço da democratização do saber e da formação plena do cidadão engajado na sua história e na sociedade na qual está inserido.
Etimologicamente, a palavra Projeto vem do latim projectu que significa lançar para diante.
Sendo assim, pensar num Projeto Político-Pedagógico é pensar na construção de um documento clarificador da ação educativa que revela a identidade da escola, promovendo a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar, resultante de um compromisso assumido coletivamente.
Ele se inicia como um ideal e caminha, passo a passo, até transformar-se em realidade. É diferente, em sua abrangência, do planejamento pedagógico, pois é um conjunto de diretrizes e princípios que norteiam a elaboração e a execução dos diversos planejamentos produzidos no universo escolar.
O Projeto Político-Pedagógico é fruto da interação entre os objetivos e as prioridades fixados pela coletividade, a qual estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É antes de tudo, um trabalho com o comprometimento de todos/as os envolvidos/as no processo educativo: professores/as, equipe técnica, estudantes, seus pais e a comunidade como um todo.
Segundo o pensamento de Ilma Passos, a construção do projeto político-pedagógico da escola é uma etapa de substancial importância no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade. Sua elaboração exige uma profunda reflexão acerca das finalidades da instituição educacional, juntamente com o esclarecimento de seu papel e a correta definição de caminhos, modos operacionais e ações a serem implementadas na educação, pelos