Orientacao a objeto
Java
Linsey Kathleen Klich1, Nuno Rafael Alves Giacometti2.
1Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de sistemas – Associação Paranaense de Ensino e Cultura (Unipar) – Cianorte – PR – Brasil.
Resumo.
Abstract.
1. Classe
As classes são tipos de objetos que descrevem as informações armazenadas e os serviços (métodos) providos por um objetivo. Em outras palavras, são padrões a partir dos quais os objetos são criados. Uma classe e um conjunto de objetos que compartilham uma estrutura comum (atributos) e um procedimento comum (operações).
As classes são organizadas em níveis hierárquicos compartilhando estruturas e comportamentos comuns e são associadas a outras classes. As classes definem os valores de atributos relativos a cada instancia de objeto e os métodos que cada objeto executa ou a que se submete.
2. Encapsula mento.
Consiste na habilidade de efetivamente isolar informações do restante do programa. Isto traz uma série de vantagens. Uma vez concluída uma classe intricada, por exemplo, é virtualmente possível esquecermos suas complicações internas, passando a tratá-la através de seus métodos. Ainda que mais tarde seja preciso realizar mudanças significativas no interior de uma classe, não será necessário modificar o restante do programa. Outro benefício desta prática é garantir que a informação não será corrompida acidentalmente pelo resto do programa.
3. Super Classes
Um dos aspectos mais importantes da OOP é a capacidade de usar campos e métodos de uma classe previamente construída. Por meio da extensão de classes simples podemos construir classes maiores, acrescentando àquelas mais campos e métodos, obtendo com isto mais funcionalidades. Neste processo, há uma grande economia no esforço de codificação. Sem esse recurso, freqüentemente seria necessário recodificar grande parte dos programas para acrescentar-lhes funcionalidade ou fazer modificações significativas.
Ao derivar uma