Orgãos Vegetais
Função: O caule realiza a integração de raízes e folhas, tanto do ponto de vista estrutural como funcional. Em outras palavras, além de constituir a estrutura física onde se inserem raízes e folhas, o caule desempenha as funções de condução de água e sais minerais das raízes para as folhas, e de condução de matéria orgânica das folhas para as raízes.
Estrutura: A estrutura primária do caule se origina a partir de uma intensa atividade mitótica das células do meristema apical. Se examinarmos o corte transversal de um caule primário, teremos as seguintes camadas: epiderme, córtex e sistema vascular. A camada mais externa é a epiderme. Na maioria das vezes ela é formada por apenas uma camada de células que são revestidas pela cutina, uma substância de natureza lipídica que impregna a parede exposta das células, formando a cutícula, uma película impermeável, que protege o caule e evita a desidratação. Na epiderme podemos encontrar estômatos, que fazem as trocas gasosas com o ar atmosférico.
Tipos de caule: Troncos são caules robustos, desenvolvidos na parte inferior e ramificados no ápice. São encontrados na maioria das árvores e arbustos do grupo das dicotiledôneas.
Estipes são caules geralmente não ramificados, que apresentam em seu ápice um tufo de folhas. São típicos das palmeiras.
Colmos são caules não ramificados que se distinguem dos estipes por apresentarem, em toda a sua extensão, divisão nítida em gomos. Os gomos dos colmos podem ser ocos como no bambu, ou cheios como no milho ou na cana-de-açúcar.
Caules trepadores estão presentes em plantas trepadeiras e crescem enrolados sobre diversos tipos de suporte. Esse tipo de caule representa uma adaptação à obtenção de locais mais iluminados, em que há mais luz para a fotossíntese.
RAIZ
Função: A raiz é imprescindível à planta, haja vista que além de fixar ela absorve do solo os nutrientes necessários à sobrevivência do vegetal. Porém há outra função importante que