Orgãos Normatizadores
CURSO DE ELETRÔNICA
VIOLÊNCIA SIMBOLICA
Por
André Luiz Castro
Niteroí
2014
Violência simbólica é um conceito elaborado pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Forma de coação que se apoia no reconhecimento de uma imposição determinada, seja esta econômica, social ou simbólica. A violência simbólica se funda na fabricação contínua de crenças no processo de socialização, que induzem o indivíduo a se posicionar no espaço social seguindo critérios e padrões do discurso dominante. Devido a este conhecimento do discurso dominante, a violência simbólica é manifestação deste conhecimento através do reconhecimento da legitimidade deste discurso dominante. Em Bourdieu, a violência simbólica é o meio de exercício do poder simbólico.
Violência Simbólica nas escolas: A violência simbólica atua muito na educação, a partir do momento em que alguns tentam impor suas convicções, usando para isso alunos e professores que se veêm subjugados ao outro,aflorando assim desejos não satisfeitos, o que surgem então alguns conflitos.
Bullying é umas das principais formas de violência simbolica presente em uma sociedade.
O bullying nas escolas brasileira, sejam elas publicas ou privadas, é uma prática comum e presente ao lado de outros problemas como falta de amigos e sentimento de solidão entre adolescentes, que podem desencadear doenças como depressão e outras ligadas à saúde mental.
O retrato surge dos dados Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), feita pelo IBGE e parceria com o Ministério da Saúde. Numa evidência da existência de bullying, 7,2% dos alunos do ultimo ano do ensino fundamental afirmaram que "sempre ou quase sempre se sentiram humilhados por provocações dentro da escola" nos 30 dias anteriores ao levantamento(levado a campo em setembro passado).
A proporção,porém, de adolescentes que praticam algum tipo de bullying em colegas é ainda maior, atingindo 20,8% dos adolescentes do ultimo