orgãos do sistema urinario
Está constituído pelos rins, que produzem a urina; os ureteres, que transportam a urina para a bexiga urinária, onde ela é armazenada temporariamente; e a uretra, que transporta a urina para o meio externo.
Função:
Homeostase (Equilíbrio hídrico interno), separando do sangue as substâncias nocivas e eliminando-as, sob a forma de urina;
Estimula a formação de sangue, através do hormônio chamado eritropoietina;
Regula a pressão arterial, mantendo os níveis de líquidos estáveis no organismo.
Homeostase : Consiste no equilíbrio interno constante da concentração de substância como a água, sódio, potássio, cálcio, hidrogênio, e resíduos de metabolismo como ureia e creatinina.
RINS
Os rins são os principais órgãos do sistema urinário. São eles quem realizam as funções desse sistema. Eles filtram o sangue, removem resíduos e os excretam pela urina. Os outros componentes são estruturas acessórias para ajudar a eliminar a urina do corpo. Quando os rins falham em remover os produtos residuais do sangue, níveis tóxicos da ureia podem se acumular, resultando em uremia. O corpo procura compensar, excretando ureia através das glândulas sudoríferas. Após a evaporação da transpiração, minúsculos cristais de ureia permanecem na pele. Isso é chamado congelamento urêmico.
Localização:
O par de rins está localizado entre a décima segunda vértebra torácica e a terceira vértebra lombar, em cada lado da coluna vertebral. O rim direito, em geral, está ligeiramente abaixo do esquerdo por causa do fígado, que o desloca para baixo. Os rins, parcialmente protegidos pelas últimas costelas, situam-se em depressões rasas na parede abdominal posterior e atrás do peritônio parietal. Isso significa que são retroperitoneais.
NÉFRON
O néfron é a menor unidade renal responsável pela filtração do sangue e formação da urina. Em cada rim existem cerca de 1 a 4 milhões de néfrons que funcionam alternadamente, de maneira a seguir as