Orgânulos Citoplasmáticos
As células são divididas em procarióticas e eucarióticas. As procarióticas são aquelas que não apresentam membrana nuclear (carioteca) ou organelas citoplasmáticas. Como o material nuclear fica disperso no citoplasma, dizemos que elas não apresentam um núcleo verdadeiro. Este tipo de célula é encontrado nas bactérias e cianobactérias (algas azuis). Células eucariontes são as que apresentam um núcleo verdadeiro, com o material genético protegido por uma membrana nuclear. Em seu citoplasma são encontrados sistemas de membranas que formam os orgânulos citoplasmáticos. Estas células estão presentes em todos os demais seres vivos.
Além da membrana celular, as células vegetais possuem uma parede formada por celulose. No citoplasma da célula vegetal existem os cloroplastos (orgânulos essenciais à realização da fotossíntese que contêm a clorofila, pigmento verde que capta a energia luminosa) e alguns vacúolos (orgânulos esféricos cheios de água e muito maiores que os encontrados nas células animais). A parede celular dá proteção e rigidez à célula e continua existindo mesmo depois que esta morre. As células vegetais podem armazenar amido como fonte de reserva energética.As células animais têm um orgânulo chamado centríolo, formado por duas estruturas tubulares dispostas perpendicularmente entre si, inexistentes nas células de vegetais superiores (angiospermas – plantas com flores). Sua missão é colaborar na divisão celular e formar os cílios e flagelos.
Durante a divisão celular, os centríolos deslocam-se individualmente para os pólos da célula como parte de um processo longo e complexo: as fases da mitose. orgânulos citoplasmáticos sao formados por:
Microvilosidade:
Especialização da membrana plasmática que por invaginação aumenta a superfície de absorção.
Cílio:
Organóide responsável pela locomoção da célula (como no Paramecium caudatum. É encontrado em grande número e em tamanho diminuto.