orgânicos X transgênicos
Transgênico é qualquer organismo que seja modificado geneticamente pelas técnicas de engenharia genética. Ou seja é, um alimento com o DNA modificado, para que o mesmo resista mais a pragas, doenças e possa ficar mais tempo estocado nos galpões. Mas será que isso traz algum prejuízo para o organismo humano?
Bom não existem estudos falando sobre os impactos desses alimentos em nossa saúde. Porém estes afetam a vida microbiana dos solos e os impactos transgênicos são irreversíveis. E além disso esses alimentos representam o aumento de riscos para a saúde dos consumidores, já que os produtores negam as informações a nós. Por mais que esta forma de cultivo seja mais produtiva do que a tradicional, e o custo também é mais baixo, nós não sabemos as consequências que eles podem trazer em nosso futuro.
Então depois pensamos, e os alimentos orgânicos? Bem eles são bem mais caros que os tradicionais e os transgênicos, por serem produzidos em menor escala e por serem manejados em equilíbrio com a natureza, mas seus benefícios para a saúde são inigualáveis, os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos; são mais saborosos; sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação; a produção usa sistemas de responsabilidade social, e principalmente na valorização da mão-de-obra.
Apenas a título de exemplo, na década de 1970, cientistas do mundo todo afirmavam que no ano 2000 o mundo sofreria uma séria escassez de alimentos. Ao contrário do que pensavam esses, a inteligência humana de forma grandiosa aumentou a produtividade agrícola. No Brasil mesmo temos conseguido bater recordes sucessivos na produção de soja.
Neste contexto é possível acreditar na capacidade humana de conciliar a produção de alimentos saudáveis e preservação ambiental?