Orgaãos anexos sistema digestorio

951 palavras 4 páginas
Fígado
O fígado é um órgão anexo do sistema digestório, produzindo a bile. Considerado a maior glândula mista do corpo humano, liberando secreções em sistema de canais para superfície externa, ou também no sangue ou nos vasos linfáticos.

Localiza-se na parte superior da cavidade abdominal, logo baixo do diafragma, região denominada de hipocôndrio direito.

Tem formato de prisma, com coloração vermelho-escuro tendendo ao marrom arroxeado. O tecido e constituído por milhares de lóbulos, minúsculos agregados celulares hepáticos.

Desempenha variadas funções: armazenamento e liberação de glicose, produção de substâncias precursoras das plaquetas, atuação na conversão de amônia em uréia, desintoxicação do organismo (eliminação de drogas e toxinas) e destruição de hemácias.

As principais enfermidades que acometem o fígado são: as hepatites, as fibroses hepáticas, as doenças provocadas por alcoolismo (cirrose), as doenças tóxicas hepáticas, as insuficiências hepáticas, entre outras.

Visicula biliar
A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecido com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.
A bile é formada pela mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável pela imensa maioria da formação de cálculos (pedras na vesícula), que podem impedir o fluxo da bile para o intestino e causar uma inflamação (colecistite).

Pâncreas
O pâncreas é uma glândula composta, pertencente aos sistemas digestivo e endócrino, com cerca de 12,5 cm de comprimento, em forma de folha, situada atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço.
A função do pâncreas é produzir sucos digestivos e enzimas que ajudam a partir em pedaços menores as proteínas, os açúcares e as gorduras, para que possam passar para o intestino, auxiliando na digestão dos alimentos e

Relacionados