orgaos
Timo: é um órgão linfoepitelial e consiste em células epiteliais organizadas nas áreas corticais (parte externa) e medulares (central) que são infiltradas com células linfóides. O córtex é densamente povoado por linfócitos de várias dimensões. Está localizado no mediastino anterior. É vital contra a autoimunidade. É o órgão linfático mais desenvolvido no período pré-natal. Ele involui desde o nascimento até a puberdade. A função do timo é promover a maturação dos linfócitos T que vieram da medula óssea
Morfologia: É um órgão dividido em dois lobos, o direito e o esquerdo, revestido por uma cápsula fibrosa, que vai penetrando pelo parênquima tímico e formando os septos conjuntivos que divide os lobos em inúmeros lóbulos. Cada lóbulo possui uma zona cortical e uma medular. Tanto a zona cortical quanto a medular apresentam células de estrutura epitelial misturadas com um grande número de linfócitos T (mais presentes na zona cortical). _1: Zona cortical; _2: medular.
Bursa de Fabricius: órgão linfóide, onde são formados os linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos. É umdivertículo oval em forma de saco na zona dorsal da parede do proctodeu, uma parte da cloaca das aves. Os mamíferos não possuem bursa de Fabricius.
Morfologia: Este tecido está dividido em lóbulos poliédricos (folículos) por septos de tecido conjuntivo. Cada folículo apresenta córtex e medula. Uma camada de células epiteliais indiferenciadas ocupa a periferia da medula, que é separada do córtex por uma camada capilar.
Linfonodos: Atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos. Quando o corpo é invadido pormicroorganismos, os linfócitos dos linfonodos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Eles “filtram” a linfa que chega até eles, e removem bactérias, vírus, restos celulares, etcMorfologia: Os linfonodos são órgãos encapsulados constituídos por tecido linfóide e, em geral,