orgaos financeiros
Banco Central Europeu (BCE)
O Banco Central Europeu (BCE) é o banco responsável pela moeda única (Euro) da Zona Euro e tem como principal objetivo preservar o poder de compra do euro, mantendo assim uma estabilidade de preços na Zona Euro. O BCE tem a sua sede localizada na cidade alemã de Frankfurt, tornou-se numa instituição da União Europeia (UE) após a entrada em vigor do Tratado de Lisboa. Este Banco foi fundado no dia 1 de junho de 1998 teve a adesão de onze estados membros (Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria e Finlândia) que tinham as condições necessárias para adotarem a moeda única (€uro).
O BCE tem como função estabelecer e aplicar a política monetária europeia, dirigir as operações de câmbio e garantir o bom funcionamento de todos os sistemas de pagamento.
O BCE é uma instituição central da política monetária da União Económica Monetária (UEM), e o centro do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), e tem como objetivos:
Manter a estabilidade de preços na UEM sendo totalmente independente do resto das instituições europeias e dos diferentes governos nacionais,
Garantir o bom funcionamento do sistema de pagamentos através do sistema de pagamentos (TARGET)
Administrar as reservas de divisas que os países membros nele depositam,
Colaborar com as autoridades de cada país nas funções de supervisão bancária,
Emitir as notas de euro
Estabelecer a quantidade de moedas de euro que os países membros devem cunhar para assegurar o fornecimento.
O BCE tem um organograma constituído por:
Comissão Executiva
Concelho do BCE
Concelho Geral do BCE
A comissão Executiva é constituído pelo Presidente (Mário Draghi), pelo Vice-presidente (Vítor Constâncio) e quatro vogais (Sabine Lautenschläger, Yves Mersch, Peter Praet e Benoît Cœuré), nomeados de comum acordo pelo Conselho Europeu, com base na recomendação do Conselho e prévia consulta ao Parlamento e ao