Organologia vegetal
Assunto: Organologia Vegetal: Órgãos Vegetativos
Componentes: Amanda V. Mello
Série: 3º Ano Científico
Prof: Aldo Carlos
Catolé do Rocha – PB
Introdução
Abordaremos neste trabalho a organologia (organização) vegetal, ou seja, os órgãos vegetativos das plantas, dos quais a planta necessita para sua sobrevivência. A botânica é o ramo da biologia que estuda a organologia vegetal. Abordaremos os órgãos vegetativos e suas principais funções
• Raiz
Conceito
Órgão vegetativo das plantas com tecidos. É subterrânea e aclorofilada. Funções de absorção e condução de seiva, além de fixar o vegetal no solo. Pode acumular substâncias de reserva. A maioria das raízes cresce em direção do solo, devido ao fenômeno denominado geotropismo positivo. Como crescem contrário à direção da luz, apresentam fototropismo negativo. O crescimento é indeterminado, contínuo. É dado por meristemas primários.
Regiões ou zonas da raiz
a) Coifa - é a zona apical e protege a raiz contra o atrito com o solo e contra a ação de microrganismos. b) Zona lisa ou de crescimento - região meristemática da raiz. Constituída de 3 regiões: b.1) Zona embrionária ou meristemática - intensa divisão das células meristemáticas b.2) Zona de alongamento ou distenção - aumento significativo do volume celular b.3) Zona de maturação - diferenciação celular, células atingindo seu estado adulto c) Zona pilífera ou de absorção - apresenta na epiderme células com pêlos que aumentam a superfície de absorção de água e de sais minerais do solo. d) Zona suberosa ou de ramificação - região onde surgem as radicelas ou raízes secundárias. Auxiliam a planta na fixação e absorção da seiva. e) Colo ou coleto ou zona de transição - região de transição entre a raiz e o caule.
Classificação das raízes
De acordo com o ambiente de sobrevivência, as plantas desenvolvem diferentes tipos de adaptação