ORGANOGRAMA
Por tratar-se de uma Empresa de grande porte, com 2.500 funcionários e previsão de chegar 3.000 funcionários, possui uma estrutura simples, com baixo grau de departamentalização e grande amplitude de controle, na estrutura atual sentimos falta de algumas áreas como TI, Jurídica, SAC, Gestão Ambiental, Responsabilidade Social, etc., além da utilização de nomenclaturas que não são mais utilizadas pelas empresas. Esta estrutura é utilizada por empresas que trabalham com apenas uma linha de produtos, em um mercado muito específico e cujas estratégias competitivas costumam ser foco no custo ou foco na diferenciação.
As vantagens são a fácil comunicação entre os funcionários da organização, o acesso aos superiores de forma rápida, permitindo eficaz resolução de certos problemas. Dado que as tarefas não são especializadas, os funcionários costumam ter uma visão mais global da empresa, torna-se mais fácil obter informações dentro da organização.
A partir do momento que o mercado dessa organização ou sua linha de produtos torna-se maior, como o proposto neste caso, essa estrutura pode tornar-se ultrapassada, o fato de não haver processos bem padronizados ou tarefas específicas, pode atrasar os processos e perder parte da vantagem competitiva que se tinha antes.
2) Reorganizamos a estrutura organizacional da empresa, primeiramente criando um SAC para um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores. Criamos também uma Assessoria Jurídica para auxiliar a empresa com relação a correspondências da presidência, acompanhar e interpretar a legislação tributária, fiscal, trabalhista e societária e também acompanhar os processos judiciais.
Promovemos duas Gerências a Diretoria, unificando as áreas que eram interligadas.
Criamos a Diretoria Comercial e Operacional, que ficou responsável pela parte de produção e Marketing, com o suporte de uma Assessoria Comercial e a Diretoria Administrativa e