Organograma
Segundo Werther (1983) as organizações precisam descobrir novos colaboradores o que torna um desafio para elas. Algumas vezes tem se tempo para procurar. Outras vezes não se tem o tempo e precisa-se dele imediatamente. Isso depende do plano de negocio da organização ou a substituição de algum funcionário que pediu para sair e é preciso faze-la o mais rápido possível, mas nem sempre encontra empregados qualificados.
Já para França (2002) o recrutamento é uma fase importante aonde buscam pessoas capacitadas, já que a empresa precisa passar por mudanças e renovação em seus setores. Mas se a empresa é conservadora e estável o perfil do profissional será outro. O recrutamento é um processo que faz parte da organização onde precisam preencher as vagas em aberto.
De acordo com Chiavenato (2010) o recrutamento é um processo ao qual a empresa traz novos candidatos para a gestão de recursos humanos. A empresa divulga e oferece a oportunidade de trabalho por processo de comunicação. O processo de recrutamento passa por duas ocasiões, a que divulga e comunica, assim os candidatos passam pelo processo seletivo.
Para Werther (1983) recrutamento trata-se do processo de encontrar e atrair candidatos capazes para solicitação de emprego. Esse processo começa quando estão procurando novos recrutas e termina quando são apresentados na organização para solicitação de empregos.
Já para Chiavenato (2010) os recrutamentos são atividades que são desempenhadas para o processo seletivo no intuito de atrair candidatos qualificados para organização .
Para Werther (1983) o recrutamento é responsabilidade do departamento pessoal. O que acaba tendo uma responsabilidade importante pois a qualidade de recurso humano de uma organização vai depender da qualidade de seus candidatos, já que as grandes organizações contratam com frequência. A empresa possui recrutadores que são especialistas no processo de recrutamento.
De acordo com França (2002) o recrutamento é a fase