ORGANOGRAMA
ALUNO: RONALD LEAL
1° PERÍODO EM BACHARELADO NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MATÉRIA: CONTABILIDADE GERECIAL
ORGANOGRAMA
O QUE É ORGANOGRAMA?
O organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização num determinado momento ou seja , a disposição e a hierarquia dos órgãos.
O organograma deve possuir um carater dinâmico, ser altamente flexível e funcional, possibilitando uma integração sistêmica e sinérgica entre todos os setores da empresa.
Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.
Existem alguns tipos de organogramas:
- Organograma vertical (também chamado de clássico) :é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa;
- Organograma circular (ou radial): é exatamente o contrário, usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia.
É o mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo;
- Organograma horizontal: também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato dessa relação ser representada horizontalmente, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia não está numa posição abaixo dos outros (o que pode ser interpretado como discriminação, ou que ele tem menos importância), mas ao lado;
- Organograma funcional: é parecido com o organograma vertical, mas ele representa não as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização;
- Organograma matricial: é usado para representar a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara das unidades funcionais, mas grupos de trabalhos por projetos que podem ser temporários (estrutura informal).
EXEMPLO DE ORGANOGRAMA CLÁSSICO