organograma
Elaborado com círculos concêntricos que representam as diversas áreas a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa.
Organograma radial ou solar
Usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo.
Organograma horizontal
Também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato dessa relação ser representada horizontalmente, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia não está numa posição abaixo dos outros, mas ao lado.
Organograma em Barras
Representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da autoridade que o representa.
Organograma de Bandeira
Apresentam grupos de órgãos que possuem uma missão específica e bem definida na estrutura organizacional, normalmente em quatro níveis.
ORGANOGRAMA LINEAR DE RESPONSABILIDADE
A preocupação não é representar o posicionamento hieráquico dos orgãos, mas sim o inter- relacionamento entre diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.
Organograma Informativo
Apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa.
Organograma Lambda
Apresentam, apenas, grupos de órgãos que possuam características comuns.
Conclusão
O organograma nas empresas é fundamental para sua organização, e nos permite trabalhar com cautela perante o surgimento de problemas, além de nos conceder uma visão mais completa do gerenciamento da mesma. Sendo assim, podemos definir este tipo de representação gráfica como uma ferramenta administrativa muito importante e fundamental