Organograma
2.1 Definições de desenho organizacional
Desenho organizacional define como a organização deve funcionar e como será feita a distribuição e aplicadas às tarefas do trabalho. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes.
* Estrutura básica: Define como serão dividido as tarefas da empresa, pela especialização vertical e pela especialização horizontal.
* Mecanismo de operação: Indica os procedimentos e rotinas de trabalho, normas e regulamentos internos, padrões de desempenho, sistema de avaliação de desempenho etc.
* Mecanismo de decisão: Define a distribuição de poder e hierarquia da autoridade para tomar decisão dentro da organização.
* Mecanismo de coordenação entre as partes: Define como a organização de harmonizar e integrar diferentes funções da divisão do trabalho organizacional.
2.2 Características do desenho organizacional
Desenho organizacional deve reunir quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração.
1. Diferenciação
Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização. Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.
2. Formalização
Refere se á existência de regras e regulamentos para descrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas.
.Cargo: Define a descrição e especializações relacionadas com a tarefa.
.Fluxo de trabalho: Instruções e procedimentos detalhados sobre e como executar as tarefas.
.Regras de regulamentos: Formalização do que, onde, como, quem pode ou não fazer.
3. Centralização
A centralização implica a concentração das decisões no topo da organização. E a descentralização é a distribuição de poder e da tomada de decisão para os níveis mais baixos da organização.
4. Integração
Refere se aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização para manter convergência de esforços. Os esquemas de integração mais utilizados são