Organograma Matricial
Os stakeholders são todas as partes interessadas no projeto, que tenham algum tipo de relação com o desenvolvimento do mesmo, cujo posicionamento afeta o escopo, podendo influenciar o resultado final do empreendimento.
O Plano de Gerenciamento de Stakeholders tem por objetivo identificar, classificar e analisar informações sobre as partes interessadas, a fim de mapear os riscos e as necessidades existentes, englobando todas as pessoas, órgãos e entidades que, de alguma forma, possam influir no sucesso do empreendimento, além de determinar ações que visem planejar o relacionamento com os stakeholders e definir a melhor estratégia de ações para cada um.
5.1 MAPEAMENTO DOS STAKEHOLDERS
A identificação dos stakeholders é feita levando em consideração os ambientes internos e externos relativos ao projeto, contemplando os interesses dos stakeholders e o grau de envolvimento dos mesmos com o projeto.
5.2 ANÁLISE DO INTERESSE E INFLUÊNCIA DOS STAKEHOLDERS.
A análise do interesse e da influência dos stakeholders é feita levando em consideração o poder que cada stakeholders tem de interferir no projeto e o interesse no mesmo.
Esta análise, que pode variar de acordo com o poder e o interesse de cada stakeholder, permite definir as estratégias e o tipo de ação a ser tomada com cada uma das partes interessadas, visando o sucesso do projeto.
Abaixo, segue classificação dos stakeholders, divididos em 4 tipos de estratégias diferentes a serem tomadas (Manter Satisfeito / Gerenciar / Monitorar / Manter Informado), dependendo do interesse e do poder de cada uma das partes interessadas.
MANTER SATISFEITO
Público e Imprensa
Clientes
GERENCIAR
Equipe de Projetos
Patrocinadores
MONITORAR
Concorrentes
Fornecedores
Empreiteiras
Instituições Financeiras
MANTER INFORMADO
Agências Reguladoras
Órgãos Ambientais
Comunidade Local
5.3 MATRIZ DAS PARTES