Organição de trabalho
(1º) Conceitue resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.
R: O modelo adotado pela Gol é conhecido como “baixo custo, baixa tarifa”(low cost, low fare), visando a oferta de baixas tarifas aos consumidores. É baseado em estrutura sistemática e controles visando alcançar qualidade dos serviços prestados, aliados à tecnologia, segurança e padronização da frota e também a motivação e produtividade de toda equipe.
Esse modelo é utilizado em países como Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda, que oferecem serviço de bordo simplificado, maior agilidade e reorganização das aeronaves nos intervalos entre os voos, com uma frota adequada aos perfis da rota e tempo médio dos voos.
Os custos com o funcionalismo representam aproximadamente metade do custo médio do setor, apesar de a variação salarial ser pequena entre as companhias aéreas, a redução do custo com pessoal é possível pela redução do número de funcionário por avião, que na Gol é de 94 funcionários por aeronave, enquanto a média no setor é de 150 funcionários por aeronave. Seu objetivo é continuar inovando, buscando novas tecnologias, mantendo uma frota moderna e elevando sua produtividade por aeronave, por isso se mantém atenda as mudanças no mercado, analisando constantemente os movimentos dos consumidores e concorrentes.
Com estratégia voltada para o crescimento rentável por meio de uma estrutura de custo baixo e qualidade no atendimento aos clientes, a Gol revolucionou a indústria aérea brasileira, o que faz com que seja referência dentro e fora do Brasil.
(2º) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que eles mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.
R: Missão: Aproximar as pessoas com segurança e inteligência.
Visão: Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir.
A missão e a visão da empresa não mudarão, pois o número de