ORGANIZAÇÕES
Disciplina: Teoria das Organizações
RP : Um gestor da imagem Organizacional
Qualquer organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, tem uma identidade/imagem a ser construída, administrada, zelada e, firmada. Esse papel é designado ao Relações Públicas, o tal Gestor da Imagem, como foi chamado na reportagem do programa “Globo Universidade’’, onde retratou as profissões que trabalham com a imagem.
Seja no espelho, numa festa, nas redes sociais, a maneira como se porta, como se fala, todos se preocupam em passar uma boa imagem. Existem inúmeros profissionais designados a ter a imagem como produto e trabalho, como por exemplo, fotógrafos, designers, pintores, atores, relações públicas, entre outros.
Por ser uma área bem abrangente, o profissional de Relações Públicas é apto para exercer tarefas em vários setores de uma organização, onde seu intuito é manter um bom relacionamento entre a própria empresa e seus públicos, tanto internos como externos, para que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas.
O objetivo principal dos profissionais dessa área é manter a compreensão mútua entre a organização e seus públicos, que é uma atividade estratégica da comunicação. Cabendo-lhes assim, o ofício de alcançar os objetivos das empresas utilizando suas ferramentas e , de gerenciar problemas de relacionamento surgidos ocasionalmente por comportamentos de determinados públicos e/ou por certas decisões das organizações.
E é por meio de mídias como o facebook e twitter que o cliente tem a possibilidade de expor suas opiniões mostrando aos outros usuários a sua satisfação ou insatisfação com o produto.
Mas nem todas as empresas conseguem gerar algum barulho virtual assim, muitas são as organizações que ainda não sabem utilizar as mídias sociais para falar com seus públicos, se trata de um processo