Organizações Turismo e Lazer
O turismo e as expectativas econômicas
O número de turistas internacionais cresceu 5% nos primeiros seis meses do ano em relação a 2012, ultrapassando as expectativas que se situavam entre os 3% e os 4%, revelou a Organização Mundial de Turismo (OMT). Neste âmbito, o turismo nacional também foi afetado positivamente, tornando os negócios do ramo, alvo para os investidores e empreendedores de plantão.
Foram registrados 494 milhões de visitantes a nível global no primeiro semestre do ano, tendo-se assistido a um comportamento mais forte das economias emergentes do que das ditas "avançadas". O motivo principal para este crescimento é que, viajar agora faz parte dos padrões de consumo de número crescente de pessoas de várias classes sociais.
O incremento da renda é o principal fator propulsor das atividades turísticas, o que promove forte correlação entre o dinamismo econômico e a expansão do setor, pensando nisso a Organização Mundial do Turismo (OMT) estabeleceu a “classificação internacional uniforme das atividades turísticas”, que engloba:
- hotéis e similares;
- segundas residências em propriedade;
- restaurantes e similar, dentre outros.
Pousada é um estabelecimento que se caracteriza por ter até 50 unidades habitacionais ou capacidade de atender cerca de 80 hóspedes. As pousadas, assim como os hotéis, estão se especializando em explorar as possibilidades da região onde estão instaladas, tais como: elementos históricos, esportes radicais, as frutas típicas, a culinária tradicional, lazer praia ou lazer montanha, o ambiente de fazenda, clima de montanha, etc.
Existem agora inúmeras maneiras de concessão de crédito e uso de cartões, o que facilita o acesso a este tipo de serviço, pelo público crescente que adere à prática de “pagar para descansar” e conhecer novos lugares, com prazeres diferentes e belezas exuberantes. A ideia de sair da rotina permitiu que este novo público se tornasse um dos pilares-chave do desenvolvimento socioeconômico,