organizações sem fins lucrativos
As organizações sem fins lucrativos são todas as instituições que compõem o sector publico e outras mesmo sendo privadas que se movem pelo prosseguimento de fins colectivos que não passam necessariamente pela obtenção de lucro. Estas organizações estão envolvidas em actividades que se relacionam com a educação, saúde, acção social, etc.
Este tipo de organizações tem como particularidade prestarem serviços e sofrerem influencia dos factores políticos, legais e ambientais, pois grande parte deste tipo de organização está direccionada para o voluntarismo. Assim podemos perceber que todos os factores externos ás organizações vão ter influencia sobre estas de alguma maneira.
As organizações sem fins lucrativos não deixam de ter de se preocupar com as tarefas de gestão (planear, organizar, dirigir e controlar), pois apesar de não terem o lucro como principal finalidade não deixam de ser uma organização, logo as tarefas de gestão são um ponto fulcral.
Os principais stakeholders são os clientes e as entidades financiadoras, ou seja, são estes os que mais estão relacionados com estas organizações.
As OSFL têm necessidade de sobrevivência, pois não é fácil atingir a sua auto-sustentabilidade, necessitando assim de adoptar práticas relacionadas com a gestão e o marketing para conseguirem angariar fundos e apoios. Por exemplo, a comunicação.
A medição e a avaliação do desempenho das OSFL são ferramentas essenciais para atrair subsídios e apoios. Esta medição e avaliação, pode ser feita de acordo com os indicadores de desempenho que são a eficiência e a eficácia.
Os bombeiros são uma organização sem fins lucrativos que se dedica á prestação de serviços, não tendo essencialmente o lucro como principal objectivo, querendo apenas fazer deste uma ajuda á sua sustentabilidade.
Para o desenvolvimento da sua actividade necessitam de recorrer a vários apoios, como por exemplo, apoios financeiros e materiais. Os apoios