ORGANIZAÇÕES MILITARES
(ALEXANDRE O GRANDE)
Rodrigo da Silva Barros
Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, 1º. Sem. para conceito “TG1” na disciplina ADM do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.
Área de Concentração: Gestão Empresarial
Orientador: Prof. Ms. Adriano Rosa
SUMÁRIO
1. Introdução
2. O que é organização militar?
3. Grandes organizações militares: Exemplos
4. Introdução: Alexandre o Grande
5. Características de seu governo: Estratégia, tática e técnica.
6. Comparação com a teoria da administração
7. Conclusão
8. Bibliografia
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios dos tempos, toda a civilização viveu sobre a influencia de grandes pensadores, como Sócrates e Platão, que foram grandes pensadores que desenvolveram culturas e influenciaram grandes teóricos dos tempos modernos, o desenvolvimento das teorias administrativas foi baseado em estudos de civilizações passadas. O desenvolvimento de sistemas de governos e planejamentos de estratégias de conquistas será abordado nesse seminário onde o foco de nossa analise é o estudo do governo de Alexandre o grande e de como suas estratégias ajudaram a desenvolver nossas teorias atuais.
A Grécia Clássica
Durante o século V A.C. e a primeira metade do século IV A.C., foi à época clássica da Grécia. Esse período caracterizou-se pelas guerras contra os persas e a superioridade de Atenas e Esparta.
A guerra Medica
Os persas habitaram onde hoje e o Ira desde 1500 a.C, tendo vivido sob a dominação de outros povos. Em 558 A.C., Ciro, o Grande, subiu ao trono e começou uma política de desenvolvimento e expansão, então o Império Persa se tornou uma das forcas mais poderosas da região.
O povo persa se lançou para a conquista das cidades gregas e do continente asiático e de todas as ilhas costeiras, com exceção de Samos. Contudo, os gregos se rebelaram contra os invasores,