Organizações mecanicistas
Laboratório de Análises Clínicas
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Um laboratório de análises clinicas é um exemplo clássico de empresa burocrática e por consequência mecanicista, pois obedece a rigoroso padrão de funcionamento, onde todas as rotinas funcionam e precisam funcionar como se fossem um relógio, portanto máquina. Max Weber em seus estudos nos traz uma definição mais formal de burocracia, que identifica este tipo de organização como uma entidade que dá ênfase à precisão, velocidade, clareza, regularidade, segurança e eficiência, através de uma divisão fixa de tarefas, supervisionadas hierarquicamente através de regras e regulamentos detalhados. Assim, a burocracia cria rotinas para a administração, tal como a mecanização cria rotinas para a produção. Como sociólogo, analisou a componente humana da questão. Reconhecia as limitações, bem como as graves consequências políticas deste modelo que impedia uma verdadeira democracia.
Alguns exemplos que nos mostram essas características de empresas mecanicistas nesta atividade são: O uso de uniforme, que se torna diferente respeitando os níveis hierárquicos; O uso de uma linguagem própria (Script utilizado pela central de atendimento e pelo balcão de triagem); Horário de trabalho e pausas para descanso; Respeitam a risca os manuais de procedimento e qualidade; Treinamentos sistemáticos.
Pedido Médico
Guia do convênio médico; Exame discriminado em detalhes; Data do pedido; Assinatura do médico;
Carimbo do CRM .
Marcação de Exame
Convênio médico e tipo de Plano de Saúde; Tipo de exame; Orientação para retirada de senha junto ao convênio (caso não tenha cobertura autorizada); Agenda; Orientações para preparação antecedente ao exame; Informação sobre retirada de recipiente para exame; Tempo de jejum conforme o exame; Tempo de abstinência sexual; Dieta de determinados alimentos e bebidas alcoólicas; Reações alérgicas à