organizações internacionais e seu papel no mundo
internacionais:
As Organizações Formais:
As instituições financeiras especializadas das Nações Unidas: FMI e o Banco Mundial
O FMI ou Fundo Monetário internacional é uma organização que tem 188 países membros, que trabalha para promover a cooperação monetária global, a estabilidade financeira segura, facilitar o crescimento equilibrado o comércio internacional, promover o emprego de alta e crescimento económico sustentável, fornecer recursos para ajudar membros em dificuldades de balança de pagamentos e reduzir a pobreza em todo o mundo.
Este fundo consegue fazer tudo isto através de sua supervisão económica. O FMI mantém o controlo da saúde económica de seus países membros. Ele também concede empréstimos aos países em dificuldade, fornece assistência técnica e treina os países para os ajudar a melhorar a sua gestão económica. O FMI é uma agência especializada das Nações Unidas, mas tem seu próprio regulamento, estrutura de governo e finanças.
O Banco Mundial é uma fonte vital de assistência financeira e técnica aos países em desenvolvimento ao redor do mundo.
Este não é um banco comum, mas sim uma parceria única para reduzir a pobreza e apoiar o desenvolvimento mundial. Este banco é composto por cinco organizações e composto por 188 países membros: o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) que tem como objetivo reduzir a pobreza em média e aumentar a credibilidade dos países mais pobres; a Associação Internacional ao Desenvolvimento (AID), que se concentra exclusivamente nos países mais pobres do mundo; a Sociedade Financeira Internacional (SFI); a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI); e pelo Centro Internacional para a Resolução de Diferendos relativos aos Investimentos (CIRDI)
Outras Organizações Formais Importantes:
A OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma organização para a abertura do comércio. É também um fórum