Organizações formais e Departamentalização
Curso: Tecnologia em Logística
Disciplina: Administração
Professor: Roberto
ORGANIZAÇÕES FORMAIS
E DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Discente: Márcia A. Camargo Freitas
1º ciclo Noturno
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 Organizações Formais
A organização formal apresenta cinco características básicas que são: a divisão do trabalho, especialização, hierarquia, amplitude administrativa e racionalismo da organização formal. Para atender a essas características que mudam de acordo com as organizações, a organização formal pode ser estruturada por meio de três tipos: linear, funcional e linha-staff.
2.1 Organizações Lineares
Constitui a forma mais simples e antiga, pois tem sua origem na organização dos antigos exércitos e na organização da Igreja Católica. As formas mais antigas de organização possuem em comum o princípio da autoridade linear, que é também é conhecido como escalar que estabelece a hierarquia da autoridade. Significa também que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados.
2.1.1 Características
Autoridade Linear ou Única: Autoridade absoluta do superior sobre seus subordinados, decorrente do princípio da unidade de comando, típica das organizações militares.
Linhas Formais de Comunicação: As comunicações são feitas unicamente através das linhas do organograma. Os órgãos de primeiro escalão têm canais de ligação para os escalões acima e abaixo dele. Cada gerente centraliza as comunicações em linha ascendentes aos subordinados.
Centralização das decisões: A organização linear desloca e converge toda a autoridade para a cúpula da entidade que centraliza todo o control da organização.
Aspecto Piramidal: À medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.
2.1.2 Vantagens
Estrutura Simples e de fácil compreensão: Devido ao pequeno número de cargos ou órgãos, a cúpula