Organizações de Terceiro Setor
Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC
Administração – Administração de Organizações sem Fins Lucrativos
23/04/2010
RESUMO
Organizações de terceiro setor são empresas sem fins lucrativos que tem como ideal atender as necessidades das pessoas não contando com a ajuda do governo. Este estudo mostra um pouco sobre a definição os aspectos históricos, finalidade e as características das ONGs, esclarecem algumas duvidas em questão dos objetivos do terceiro setor e como funcionam sem a ajuda do governo só com a ajuda de pessoas, trabalho de voluntários ou doações.
Palavras-chave: Definição; Aspectos Históricos; Finalidade; Características.
INTRODUÇÃO
As organizações de terceiro setor segundo Hudson (2004 p. XI) “[...] consiste em organizações cujos objetivos principais são sociais, em vez de econômicos”. Assim sendo as ONGs tem como objetivo atender as necessidades do povo de diversas formas. Neste estudo, pretende-se mostrar os objetivos como funcionam e o que são as organizações de terceiro setor.
DEFINIÇÃO
As ONGs são caracterizadas por serem sem fins lucrativos, são autônomas não tem nenhum vínculo com o governo, elas são voltadas para a necessidade do povo e conta com o trabalho de voluntários, doações e ajuda.
Para Salamon (2000, p. 92) o “Terceiro Setor é um conjunto de instituições que encarnam os valores da solidariedade e os valores da solidariedade e os valores da iniciativa individual em prol do bem publico”.
Cardoso (2000, p. 7) afirma que o Terceiro Setor é “espaço que não é estado e nem mercado cujas ações visam ao interesse público: iniciativas sem fins lucrativos, filantrópicas e voluntárias”.
Segundo o livro Empreendimentos sociais sustentáveis (2001, p. 13), “Terceiro setor é utilizada para designar as organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, criadas e mantidas com ênfase na participação voluntaria, que atuam na