organização
Sob o enfoque da teoria dos sistemas, as organizações caracterizam-se como um sistema aberto e dinâmico, onde o sistema é visto como um conjunto de elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções.
A organização é composta de vários sub-sistemas do sistema principal, cada um tem suas características próprias, porém de forma se relacionarem na constituição de um todo, e com objetivos ou uma razão que integra e justifica a reunião de suas partes.
Segundo Pereira In: Catelli (1999),
...como um sistema aberto, a empresa encontra-se permanentemente interagindo com seu ambiente. Como sistema dinâmico, realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que a mantém em constante mutação e requerem seja constantemente orientadas ou reorientadas para uma finalidade principal.
O ambiente geral da organização se refere aos fatores, condições, tendências que afetam ou podem vir a afetar todas as organizações, sendo importante a empresa acompanhar suas mudanças e tendências. Inclui as condições tecnológicas, sociais e econômicas, interações políticas, fatores geográficos e ecológicos, de mercado e culturais.
Pode-se dizer que as organizações utilizam recursos comunicacionais para se posicionar estrategicamente no mercado onde atuam, favorecendo sua imagem para o público externo, posicionando seus produtos, ou otimizando seus processos.
Neste contexto o Secretário Executivo deve estar atendo às necessidades organizacionais para se destacar no mercado de trabalho, buscando especializar-se na área da comunicação, pois esta é de fundamental importância para a atuação deste profissional na sua atuação como empreendedor, articulador ou gestor.