organização
Bruno Lima Fogaça da Silva
RA: B4442F-5
Abordagem Sistêmica
O biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy criou uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais, de modo que as descobertas efetuadas em cada uma pudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria é conhecida como “Teoria Geral dos Sistemas” (TGS).
A TGS se baseia em três princípios básicos:
Expansionismo: Para este todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior, seu desempenho se mede em como ele se relaciona com o todo maior que o envolve e do qual ele faz parte.
Pensamento sintético: Fenômeno visto como parte de um sistema maior é explicado baseando se no papel que desempenha no sistema maior.
Teleologia: É o principio segundo o qual a causa é uma condição, mas nem sempre suficiente para que surta efeito, ou seja, a relação causa-efeito não é uma relação determinística ou mecanicista, mais sim probabilística.
Pela TGS surgiu a Cibernética e influiu na Teoria Geral da Administração, alterando suas concepções, sendo uma verdadeira revolução do pensamento administrativo.
Tecnologia e Administração
Cibernética: Ciência da comunicação e do controle compreende os processos e sistemas de transformação da informação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc. Surgiu como uma ciência interdisciplinar para relacionar as ciências. O campo de estudos da Cibernética são os sistemas, é um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados/energia/matéria para fornecer informação/energia/matéria. Principais conceitos:
Informação: O que permite reduzir a incerteza a respeito de algo.
Energia: Capacidade utilizada para movimentar e dinamizar o sistema.
Materiais: Recursos a serem utilizados pelo sistema, como meios para produzir as saídas (produtos e/ou