Organização
1. Introdução 2
2. O que é organização 3
3. Níveis de organização 3
4. Estrutura organizacional 3
4.1. Divisão de trabalho 4
4.2. Hierarquia 4
4.3. Autoridade 4
4.4. Responsabilidade 5
5. Centralização x Descentralização 5
6. Organograma 5
7. Departamentalização 6
8. Conclusão 7
9. Referências bibliográficas 8
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo possibilitar o conhecimento do processo administrativo organizar criado por Henri Fayol, inventor da Teoria Clássica, em 1916. Esta teoria visa aumentar a eficiência das empresas através da aplicação de princípios da administração, que foram utilizados para atingir uma boa prática administrativa. Alguns gestores valorizam apenas o trabalho técnico esquecendo-se de administrar, foram então criadas às quatro funções do administrador: Planejar, Dirigir, Organizar e Controlar; para que assim as empresas possam alcançar objetivos estabelecidos. Organizar é o processo que dispõe conjunto de recursos de uma estrutura que facilita a realização de planos, este processo tem como resultado colocar em ordem alguns critérios, como todas as funções administrativas, organizar é o processo que visa à tomada de decisões.
2- O QUE É ORGANIZAÇÃO?
A palavra “organização” pode referir-se a uma função ou uma entidade social. Pelo contexto você irá perceber de forma clara a diferença entre elas.
A organização como entidade social é um grupo estruturado de pessoas que atuam em conjunto para alcançar objetivos comuns.
A organização como função significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos organizacionais; estabelecer regras e delegar a função de cada um no propósito de um só objetivo, alcançando as metas, definindo a estrutura do órgão que deverá ser administrado e estabelecer a divisão do trabalho; definir os níveis de autoridade e de responsabilidade, que consiste em analisar, avaliar e entender as relações para que os objetivos possam