organização
1 – Fundamentos do planejamento
“As organizações se definem em torno de objetivos. No entanto, para alcançá-los, suas atividades devem seguir determinada ordem ou padrão, ou seja, devem seguir um plano. Cabe aos administradores decidir qual rumo a organização deve seguir e formular as estratégias e os planos necessários para alcançar os objetivos. Essas decisões são parte da função de planejamento e são essenciais para que a organização possa crescer de forma sustentada e sobreviver no longo prazo.” (Sobral e Peci, 2008, p. 132)
“O caso introdutório ilustra bem o processo de planejamento em uma organização. Depois de se consolidar como uma das principais empresas na indústria da aviação civil, a Gal definiu dois novos objetivos: a conquista da liderança no mercado doméstico e a entrada no mercado das viagens de longa distância. Depois de avaliar as alternativas disponíveis, concluiu que a melhor forma para alcançar esses objetivos seria a aquisição da concorrente Varig. Ao longo deste capítulo, será analisada a função de planejamento, destacando o modo como os objetivos, os planos e as estratégias são desenvolvidos nos vários níveis organizacionais.” (Sobral e Peci, 2008, p. 132)
Conceito de planejamento
“O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito-objetivos -ecomo deve ser feito –planos.” (Sobral e Peci, 2008, p. 132) Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Já os planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos. Ambos os conceitos serão aprofundados mais à frente neste capítulo.
Independentemente do nível hierárquico que ocupam, todos os administradores necessitam planejar suas