Organização
No sentido processo de organizar
Organizar
Tem por fundamento a demonstração da forma como se da a organização em sentido de organizar. Através de um pensamento amplo que visa a organização, como o todo e muitas partes que se envolvem para compor a estrutura da empresa os quais são: órgãos,departamentos, divisões e setores. É dentro desse conceito que agrupam-se as atividades de forma lógica e concreta para que (através de metas traçadas, visões) chegue a fins desejados, ou seja, objetivos que serão alcançados a partir de recursos utilizados e aplicando de forma eficiente a fim de eficácia.
Os órgãos obtém vários níveis hierárquicos e recebem titulo que os caracterizam e estes títulos são variados de empresa a empresa, porém, é evidente que existem métodos e padrões consagrados. Os níveis hierárquicos que a administração publica adota é notável que setor tem nível superior a seção. Ela é composta de um determinado departamento que dentro dele existe três divisões que também obtém-se duas seções: Departamento, divisão e seção.O Brasil segue um estilo de organização européia, ou melhor dentro dos padrões europeus, tais como: Diretoria,Departamento,Divisão,Seção e Setor. Visto que nos EUA os órgãos de divisão possuem um nível maior que os departamentos.
Há muitas outras classificações para os níveis dos órgãos que podem ser chamadas de Coordenação, Unidade,Supervisão,Agencias, Representação,Assessoria, Assistência e Consultoria.
Títulos de cargos e chefia, são compostos por três níveis .O primeiro nível classifica como institucional ou direção, seguido pelo segundo nível que se identifica por gerencial e o terceiro que é a execução das tarefas. A organização destes títulos é classificar da seguinte forma: Titulo fundamental, Títulos complementares, Títulos descritivos e dentro do título descritivo são relevantes a área geográfica, o produto ou serviço e Órgão.
Departamentalização
A palavra departamentalização proposta por Gulick foi mantida até os