organização
Natércia Costa
Francisco Pereira
\Definição de Empresa
Empresa é o conjunto de pessoas que trabalham em conjunto com o objetivo de alcançar objetivos comuns, com recurso a recursos humanos, materiais e financeiros.
Fases da Empresa
*Fase artesanal (desde a antiguidade até 1780): A produção e a mãe de obra não era de qualidade. O trabalho estava direcionado para a agricultura. No sistema de comércio imperava a troca por troca.
*Fase da Industrialização (1780-1860): Nesta fase aparece a maquinofatura e o trabalho deixa de ser manufaturado. Assiste-se ao desenvolvimento dos países com o uso do carvão como principal fonte de energia e do ferro como principal matéria-prima.
*Fase de desenvolvimento industrial (1860-1914): A eletricidade e os derivados do petróleo são as principais fontes de energia e o aço é a principal matéria-prima nas empresas. O desenvolvimento do motor de explosão e elétrico permite o avanço da ciência e, consequentemente, o avanço tecnológico das empresas.
*Fase do gigantismo (1914-1945): Aumentam as operações de câmbio internacional e as dimensões das empresas. Surgem navios sofisticados de grande porte, grandes redes ferroviárias e autoestradas. Torna-se cada vez mais frequente o uso do automóvel e do avião.
*Fase moderna (1945-1980): Assiste-se ao desenvolvimento científico e tecnológico das empresas nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Surgem novas matérias-primas (plástico; alumínio; ou fibras sintéticas) e novas formas de energia (nuclear e solar). Existe uma relação direta entre empresa, consumo e publicidade.
*Fase de incerteza pós-moderna (1980-até à atualidade): Presencia-se um clima de turbulência nas empresas, provocado pela instabilidade sentida no ambiente externo. A escassez de recursos e a dificuldade em colocar os produtos no mercado é a realidade. Observa-se uma economia fechada devido às restrições impostas às importações. É uma