Organização
1. O que vem a ser Taylorismo?
Também chamada de Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor, considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas e no que diz respeito a necessidade de divisão de trabalho e também foi o primeiro a descaracterizar a subordinação a um só chefe, quando estabeleceu a supervisão funcional que caminhava paralelamente à administração hierárquica.. O taylorismo caracteriza-se por quatro elementos essenciais da administração científica: o desenvolvimento (pela direção e não pelo operário) da ciência de assentar tijolos, com normas rígidas para o movimento de cada homem, aperfeiçoamento e padronização de todas as ferramentas e condições de trabalho; a seleção cuidadosa e treinamento subsequente de operários de primeira ordem, com a eliminação de todos os homens que se recusam a adotar os novos métodos, ou que são incapazes de segui-los; adaptação de operários de primeira ordem à ciência de assentar tijolos, pela constante ajuda e vigilância da direção que pagará, a cada homem, bonificações diárias pelo trabalho realizado em menos tempo e de acordo com as instruções; e revisão equitativa do trabalho e responsabilidade entre o operário e a direção. Taylor estava preocupado com o uso da metodologia. Cada um deveria saber exatamente o que fazer e deveria fazê-lo muito bem.
2. Como o gerente responsável pelo estudo deve observar e provocar a interação na organização: em termos do projetado pela Teoria Y ou pela Teoria X? Por quê?
3. As variáveis apontadas por AmitaiEtzioni são de grande utilidade na análise das organizações. Certo ou errado? Por quê?
Certo. Pois estabelece o equilíbrio que pretenderam dar aos estudos das organizações: nem pró-administração superior, nem pró-empregado, nem somente indústrias e algumas