Organização
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste relatório é estruturar a empresa organizacionalmente.
Neste, falo um pouco do que é estrutura, como deve ser montada, o que é necessário para levantamento de informações a fim de montarmos o Organograma da empresa e o Fluxograma Operacional.
Apresento também uma sugestão de Estrutura Organizacional para a Empresa
2 CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E COORDENAÇÃO
I) Estrutura Organizacional:
Modo como as atividades de uma organização são divididas, organizadas e controladas
Trata-se de: * Definição das atividades necessárias para que a organização funcione; * Atribuição das atividades às respectivas pessoas; * Agrupamento das atividades em órgãos ou departamentos; * Atribuição de autoridade a cada órgão e pessoa; * Estabelecimento de ligações entre os órgãos; * Estabelecimento de hierarquia; * Estabelecimento de canais de comunicação e, * Estabelecimento de fluxos de trabalho.
3 ASPECTOS-CHAVE DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO * Divisão do trabalho – especialização; * Alcance de controle ou amplitude administrativa; * Departamentalização; * Autoridade e Responsabilidade; * Delegação de Autoridade; * Centralização X Descentralização; * Organograma; * Hierarquia; * Canais de Comunicação; * Coordenação; * Organização formal x informal; * Estrutura vertical x horizontal.
II) Coordenação
É o processo de integrar objetivos e atividades de unidades de trabalho separadas (departamentos ou áreas funcionais), com o objetivo de realizar com eficácia os objetivos da organização;
Duas questões básicas para definição da coordenação: a) Diferenciação: tendência de que cada departamento desenvolva sua própria visão dos objetivos e do seu papel na organização, tendo em vista as características das atividades e os relacionamentos externos, de forma a adaptar-se ao seu ambiente correspondente. Isso leva ao