Organização
“Apesar do interesse em se conhecer melhor, grande parte dos indivíduos não parece ter coragem suficiente para assumir perante os demais suas dificuldades de ajustamento, isto é, seu mal-estar interior. As pessoas no geral falam com naturalidade de suas doenças físicas, mas não se sentem tão à vontade para expor em público seus problemas psicológicos.”
Todo ser humano tem necessidade de se destacar naquilo que realiza. O maior responsável pelo desenvolvimento pessoal é o próprio indivíduo.
Esta é uma tarefa que exige paciência, disciplina, perseverança, determinação, elevada auto-estima e um conjunto de crenças e valores que irão nortear as atitudes comportamentais de forma a fazer o uso correto das habilidades a serem criadas e aperfeiçoadas, formando um conjunto de ações estratégicas, atitudes e procedimentos que conduzam à trajetória pessoal e profissional bem sucedida.
O mundo passa hoje por um momento histórico e social que tem exigido das pessoas constantes transformações e novos mudanças. Nunca a tecnologia e condições de vida estiveram tão avançadas como agora, e a medicina, com todo seu aparato, cada vez mais permite soluções e melhorias nas questões da saúde
De acordo ainda com especialistas os homens atuais não são ilesos ao medo, às ansiedades e inseguranças modernas. Mais sim possuem a necessidade de parecer ser forte, especial, sedutor e charmoso, acaba levando-o a movimentos internos de muita dor, que por vezes são acompanhados de aspectos depressivos.
Nesse sentido o modelo a ser buscado é o do homem que pode falhar e pedir desculpas.
Como diz o texto da autora Cecília Bergamini, apesar de interesse de se conhecer melhor o homem nunca chega ao seu objetivo, pois é falho e fraco. E Suas deficiências físicas e psicológicas dão um impasse de defesa para que se sobressaem sempre por cima.
É