Organização
Tanenbaum
A comunicação para utilização de um computador é feita através da linguagem de máquina que são instruções primitivas para realizar certas tarefas. Uma sequência de instruções que descreve como realizar uma tarde é denominada programa.
Organização estruturada de computadores
Quando há uma complexidade para solução de um problema em relação ao que a máquina oferece e o que queremos, utiliza-se uma organização estruturada de computadores.
Linguagens, níveis e máquinas reais
Um conjunto de instruções pode chamar de linguagem. Elas podem ser L1 e as instruções da máquina formam o Lo.
Tradução é uma técnica de interpretação na qual se substitui cada instrução em L1 e em Lo.
Interpretador é um programa que usa a técnica de interpretação que é escrever um programa em Lo que considera programas em L1 como dados de entrada e os executa examinando cada instrução por vez e executando diretamente a sequência equivalente de instruções. Máquinas Multiníveis Contemporâneas
A maioria dos computadores possuem 2 níveis ou mais, podendo chegar a 6 níveis.
Quando falamos em níveis digitais falamos de 0 e 1 e portas.
Em algumas máquinas, a operação do caminho de dados é controlada por um programa denominado microprograma.
Em máquinas nas quais o caminho de dados é controlado por software, o microprograma é um interpretador para as instruções no nível 2. Ele busca, examina e executa instruções uma por uma, usando caminho de dados para fazê-lo.
No nível 2 temos o que denominaremos nível de Arquitetura de Conjunto de
Instruções. Depois do nível 2 está o nível híbrido. Grande parte das instruções em sua linguagem também está no nível ISA.
Há mais variações entre projetos de nível 3 do que entre os níveis 1 e 2. Algumas das instruções de nível 3 são interpretadas pelo sistema operacional e outras são interpretadas diretamente pelo microprograma.
Assembler é um