Organização e trabalho no Japão
ORGANIZAÇAO E
TRABALHO NO JAPÃO
* Gilmar Masiero
Características culturais e organizacionais japonesas e o desenvolvimento de formas eficazes de realização do trabalho.
Organizational and cultural Japanese characteristics and the development of more effective job doing.
PALAVRAS-CHAVE:
Japão, organização industrial, administração japonesa, aspectos culturais.
KEYWOROS:
Japan, industrial organization, cultural aspects, Japanese management. • Doutorando em Administração na EAESP/FGV.
12
Revista de Administração de Empresas
São Paulo, 34(1):12-19
Jan./Fev.1994
ORGANIZAÇÃO E TRABALHO NO JAPÃO
Os princípios de organização racional do trabalho' popularizaram-se em todo o mundo durante o grande desenvolvimento industrial norte-americano. Após a Segunda Grande Guerra, devido à necessidade de reconstrução econômica do mundo, o interesse por um ou outro modelo de organização do trabalho tornou-se evidente para todos os países. Empregadores descobriram que deveriam olhar para além de seus países de origem e serem mais sensíveis ao contexto internacional.
Para a reconstrução econômica do mundo, o modelo americano de organização e gestão do trabalho foi escolhido.
Governos e iniciativa privada enviaram numerosas missões aos Estados Unidos para estudar seus elevados níveis de produtividade. Trouxeram de volta aos seus países novas idéias e as particularidades do ambiente americano de negócios e relações industriais. Aspectos econômicos e culturais pareciam divergir dos praticados nos demais países.
Nos anos 60, foi a Alemanha que atraiu a atenção do mundo pelo rigor de seus métodos e o grande interesse em novas formas de administração e de democracia industrial. Na década seguinte, as atenções voltaram-se para a Suécia, onde experiências com grupos semi-autônomos de produção aconteciam. Nesta mesma década, o Japão emergiu como potência econômica e passou a ser o facus de atenção do mundo.
Durante os anos