Organização e tecnicas de entretenimento e lazer
ORGANIZAÇÃO E TECNICAS DE ENTRETENIMENTO E LAZER
Por
Fernanda Armani Rooke
Modulo I – Eventos
Departamento de Educação e suas Tecnologias
Curso Técnico em Eventos
Ligação entre o filme “Tempos Modernos” e matéria ministrada em aula.
Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Eventos do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora, como requisito parcial para aprovação na disciplina Organização e Técnicas de Entretenimento e Lazer sob orientação do professor Richard Tavares.
Juiz de Fora, 17 de dezembro de 2012.
O filme “Tempos Modernos” refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário era praticamente um robô e tinha uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria. O personagem principal interpretado por Charles Chaplin, é um trabalhador que manuseia a máquina e come ao mesmo tempo, deixando claro o excesso de trabalho ao qual era submetido e após o termino de sua jornada, se comportava como se ainda estivesse a exercendo.
Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma idéia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos robotizando à exercer sempre nossas mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.
Comparando as cenas mostradas no filme “Tempos Modernos”, com a situação atual podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômico do homem continua relegada a segundo plano. Conforme podemos constatar, que através filme mostra a implantação dos sistemas de esteiras móveis nas fabricas, onde os funcionários tinham que aumentar cada vez mais sua produtividade nas indústrias e assim eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus