Organização e projetos
Integrarem todas as funcionalidades possíveis do sistema em um grande “bloco” de software. A adição de novas
Funcionalidades implica na recompilação de todo o núcleo.
Trata-se de uma abordagem um tanto antiquada, mas que foi adotada, por exemplo, por Linus
Torvalds quando este resolveu
Desenvolver o kernel do Linux
Microkernel é um termo usado para caracterizar um núcleo de sistema cujas Funcionalidades não-essenciais ao seu
Funcionamento são transferidas para Servidores, que se comunicam com o núcleo mínimo através do modo de acesso do núcleo (local onde o programa tem acesso a todas as instruções da CPU e a todas as interrupções de hardware), deixando o máximo de recursos rodando no modo de acesso do usuário
Quando o processador trabalha no modo de usuário, uma aplicação só pode executar instruções não privilegiadas, tendo acesso a um número reduzido de instruções.
Os diversos tipos de sistemas operacionais existentes empregam diferentes maneiras de gerenciar os programas em execução pelo usuário.
Existem basicamente três tipos de gerenciamento de tarefas (ou processos) Sistema Monotarefa permitem a realização de apenas uma tarefa ou processo de cada vez.
Um dos mais famosos sistemas operacionais Mono tarefa é o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). Lançado em 1981 e desenvolvido para rodar no recém lançado processador 8086 da Intel.
Atualmente, a grande maioria dos sistemas operacionais são de tipo multitarefa. Dá-se o nome de multitarefa à característica dos sistemas operacionais modernos que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas simultaneamente.
A multitarefa cooperativa trabalha exatamente como dito anteriormente: o tempo de processamento é repartido
Entre as diversas tarefas, dando a impressão ao usuário que elas estão sendo executadas