Organização e Processos Gerenciais
OVINOS SOB A DIETA FITOTERÁPICA DE BANANEIRA
Gabriélle Bernardino1; Lays Nogueira1; Jéssica Motta2
1. Alunas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Instituto Federal
Catarinense – Campus Camboriú
2. Orientadora, Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú
1 INTRODUÇÃO
A verminose é um dos principais problemas enfrentados na criação de ovinos. A importância de se fazer a desverminação se justifica na melhor exploração dos produtos finais, já que um animal acometido por uma verminose não terá o mesmo desempenho na produção de leite, carne e lã, do que um animal plenamente sadio.
O mau uso, a falta de planejamento, organização e a falta de cuidado no momento da aplicação do vermífugo pode levar o organismo do animal a criar resistência contra os princípios ativos dos vermífugos comerciais, tornando-se assim um prejuízo para os produtores, já que ele terá despesas com produtos que poderão não surtir mais efeitos contra os vermes.
Com isso, a utilização da bananeira, se faz eficaz. Essas funções medicinais se dão pelo motivo de “Diversas espécies de bananeira (Musa sp.) apresentam taninos em sua constituição, que possuem atividade anti-helmíntica” (OLIVO et al.,2007).
O sistema de exame por Contagem de ovos por gramas de fezes (OPG), realizado nesta pesquisa, identifica apenas vermes helmintos, também conhecido como vermes cilíndricos como o Haemoncos. Este exame, como o próprio nome já diz, conta o número de ovos presentes numa quantidade de fezes conhecida e com isso se obtém o diagnóstico sobre a resistência anti-helmíntica.
O acarretamento de possíveis impactos devido a certas práticas prejudica o meio ambiente, a economia e a própria saúde humana. Isso ocorre principalmente nessa área de práticas agropecuárias, já que produzimos quase tudo para o consumo das populações, dependendo das condições do meio ambiente em todos os sentidos, tanto no sentido