Organização e Operação interna no aeroporto
Navegação Aérea
Navegar é conduzir uma embarcação ou aeronave em segurança. Navegação aérea é a maneira de conduzir um veiculo voador.
É alcançar um local especifico em segurança em um processo complexo de orientação que permite viajar longos percursos.
Aeroporto
É todo aeródromo público dotado de instalações e facilidades para dar apoio às aeronaves e ao embarque e desembarque de pessoas e cargas.
Administração Aeroportuária Local
Órgão ou empresa responsável pela operação de um aeroporto com estrutura organizacional.
Manual de Operações do Aeroporto (MOA)
Documento exigido como parte da solicitação para obtenção do Certificado Operacional do Aeroporto, que define as condições e os padrões a serem mantidos pela Administração Aeroportuária Local em suas facilidades e serviços.
Características Físicas do Aeroporto
As características físicas de um aeroporto são decorrentes do tipo de tráfego esperado e das aeronaves que irão operar, bem como das características operacionais e topográficas do sítio. Esses fatores determinam as dimensões das instalações e, consequentemente, o custo final de implantação do empreendimento.
Requisitos físicos e Operacionais
A implantação de uma unidade aeroportuária ocorre em decorrência do desenvolvimento sócio-econômico de uma região, verificado ou previsto, bem como para atender a uma região carente de outros modais. Assim, torna-se fundamental a identificação do tráfego aéreo previsto para a localidade, em função da análise de demanda por transporte aéreo, do tipo de operação e do porte das aeronaves previstas para operarem no aeroporto.
Deve-se ressaltar que a homologação de um aeroporto está condicionada a um processo complexo, onde diversas instituições no âmbito do Comando da Aeronáutica estão envolvidas, tais como: Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e seus órgãos regionais, Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG), Comando Aéreo Regional