Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Pedagogia - Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Ensino Fundamental de nove anos.
Professora: Milene Silva
São Paulo, ______ de abril de 2012.
Etapa 1
O sistema de ensino brasileiro
1) A utopia passa a ser, portanto, não um mero desejo, mais um avanço possível dadas as condições que já estão postas e que precisam ser percebidas num movimento histórico da escola e consequentemente , do sistema de ensino como um todo. Aposta-se na possibilidade de um magistério da rede pública de Santa Catarina liderar um processo efetivo no resgate da qualidade do ensino e desta forma o seu próprio valor.
2) Para o seu processo valer mais, deverá o professor resgatar a sua capacidade de pensar, organizar produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo de produção do ensino- aprendizagem.
3) Para romper este processo de desqualificação do professor, não basta a vontade e a mobilização é necessário construir as condições objetivas de que o magistério carece, levando-se em conta as exigências da base de produção do ensino – aprendizagem. Estas condições são, em primeiro lugar, o domínio cientifico e tecnológico do processo de produzir a aprendizagem. É fundamental que o professor rompa a sua resistência de produção científica e tecnológica seja pelo medo seja pela acomodação. Em segundo lugar é necessária a apropriação de informações de caráter administrativo, legal e burocrático de maneira permitir e fundamentar uma participação mas real e efetiva no processo decisório. Em terceiro lugar, o magistério precisa construir uma ética profissional, necessária ao resgate de sua respeitabilidade junto a sociedade. E, por fim , aprimorar a sua capacidade de organização e mobilização tendo como principal preocupação a legitimação de sua função e responsabilidade educacional junto a comunidade.
4) Não cabe a estrutura e funcionamento da educação infantil e do ensino fundamental a exclusividade desta função, mas