ORGANIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Pesquisas recentes comprovam que os alunos que estudam on-line são adultos, pois esse modo de aprendizagem, que se dá em qualquer lugar e a qualquer hora, permite a eles continuarem trabalhando em turno integral sem deixar de dar atenção também à família.
Hoje os desafios encontrados pelos alunos ao iniciar um curso em EAD são muitos, dentre os maiores podemos citar: o medo do novo, dificuldades de manusear a máquina, contratempo para gerenciar o estudo, cansaço devido à jornada e trabalho.
O modelo de EAD utilizado no IFPR é muito bom, enquanto cursista do curso técnico de agente comunitário de saúde estamos conhecendo o ambiente de avaliação. A vantagem do ambiente é a criatividade e dinamismo nos links postados retorno rápido dos professores e tutores. Quanto às desvantagens percebo a dificuldade de acesso ao ambiente virtual dos alunos que não possuem computadores; as ferramentas são as ótimas e vão melhorando do decorrer do curso.
A tecnologia contribui sobremaneira para o desenvolvimento da Ead, rompendo barreiras que até então dificultavam o acesso a Escola, a internet juntamente com seus aparatos são fundamentais.
As abordagens síncronas têm como vantagem a possibilidade de interação em tempo real, não sendo necessário esperar para obter respostas ou realizar discussões. Entretanto, sua utilização é limitada, não somente porque encontram mais empecilhos tecnológicos para serem implementadas, como sempre haverá problemas de compatibilidade de horários, além das restrições de tempo do próprio professor que não poderá estar o tempo inteiro disponível para este tipo de interação. Como síncronas, podem ser citadas as interações mediadas por chat