Organização e Arquitetura de Computadores
RISC e CISC
Um processador CISC é capaz de executar várias centenas de instruções complexas diferentes, sendo extremamente versátil. Já um processador que utiliza a tecnologia RISC está limitado a essa variedade, realizando apenas instruções mais simples. Entretanto, os processadores RISC possuem melhor desempenho em relação ao CISC, pois, por ter menos circuitos, podem operar em freqüências maiores. O que está ocorrendo com os processadores atuais é uma fusão entre as duas arquiteturas, onde se une a variedade do CISC com a velocidade do RISC.
Avaliação e Desempenho (Benchmarks)
Os benchmarks são testes padronizados que são usados para medir a performance de diferentes processadores em tipos específicos de aplicação. Tipicamente, os benchmarks medem a performance em tarefas como:
Produtividade
Internet
Codificação de vídeo e edição de imagens
Jogos
Processamento intensivo
Unidade Lógica e Aritmética (ULA)
A unidade lógica e aritmética (ULA) é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números. Seus parâmetros incluem, além dos números operandos, um resultado, um comando da unidade de controle, e o estado do comando após a operação. O conjunto de operações aritméticas de uma ULA pode ser limitado à adição e subtração, mas também pode incluir multiplicação, divisão, funções trigonométricas e raízes quadradas. Algumas podem operar somente com números inteiros, enquanto outras suportam o uso de ponto flutuante para representar números reais (apesar de possuírem precisão limitada).
PRIMEIROS PROCESSADORES
INTEL
Pentium 100
O Pentium é a quinta geração da arquitetura x86 de microprocessadores criada pela Intel, em 22 de Março de 1993. Foi o sucessor da linha 486. Ele seria originalmente denominado 80586, ou i586, mas como números não podem ser registrados o nome foi alterado para Pentium.
Unidade Lógica e Aritmética (ULA):
O Pentium possui